segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rafting - esporte radical que mais cresce no país


O rafting é um esporte de aventura que tem como objetivo levar adrenalina a quem pratica, consiste em descer rios em botes infláveis contando com toda segurança, todos os participantes recebem colete salva-vidas, remo e capacete, além de contar com instrutores treinados e experientes que ficam responsáveis pelo grupo durante esse percurso.
O ponto forte dessa modalidade de esporte é que não precisa ter tido experiência anterior o rafting é acessível a todos que estejam interessados a ter um contato um pouco maior e mais perto da natureza e gostar de fortes emoções, crianças a idosos podem praticar o esporte, antes da atividade os aventureiros são submetidos a um treinamento teórico e prático onde irão aprender as principais noções do esporte, o rafting só não é indicado para pessoas que tem muito medo de água.
Os níveis de dificuldades do rafting vão do I ao VI, que vão de iniciantes até equipes profissionais.
No Brasil já existem aproximadamente 30 rios sendo explorados pelo rafting, que é considerado hoje o principal esporte de aventura do eco turismo praticado no país.
Nos últimos 28 e 29 de Março a cidade de Brotas sediou a Competição Brasileira de Rafting, por ser considerada um dos melhores lugares do país para a pratica do esporte no Rio Jacaré Pepira, local com corredeira de águas limpas, além da tradição em esportes de aventura que é uma característica da cidade e pela boa infra-estrutura turística do município. Brotas ainda é a cidade natal da equipe Alaya Bozo d´Água, atuais campeões mundiais de rafting e invictos em competições internacionais desde 2003.

Locais no Brasil para a prática do rafting –
Bahia em Itararé: Rio de Contas
Espírito Santo em Domingos Martins: Rio Jucu
Goiás em Corumbá de Goiás: Rio Corumbá
Minas Gerais: Rio Jaguari em Extrema
Paraná: Rio Iapó – Tibagi, Rio Cachoeiras – Antoninas, Rio Ribeira – Cerro Azul
Rio de Janeiro: Rio Macaé – Lumiar, Rio Paraibuna ao norte do Estado e Ribeirão das Lajes – Seropédica.
Rio Grande do Sul: Rio Paranhana - Três Coroas e Rio das Antas – Nova Roma do Sul.
Santa Catarina: Rio Cubatão – Santo Amaro da Imperatriz, Rio Itajaí-Açu – Apíuna e Ibirama e Rio Braço do Norte – Vale do Braço do Norte.
São Paulo – Rio Juquiá – Juquitiba, Rio Paraibuna – São Luís do Paraitinga, Rio Peixe Socorro, Rio Jacaré Pepira – Brotas e Rio Pardo - Caconde.

Camila Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário